A Nossa História

A Associação Cultural Oridanza – Cultura em Movimento –  foi criada em 2012 como forma de dar enquadramento ao trabalho desenvolvido pelo projecto Enclave – Cultura em Movimento, da responsabilidade dos fundadores João Santos e Lilian Rivera. O objectivo inicial era divulgar as danças sociais na cidade de Setúbal, aumentando o número de praticantes. Rapidamente percebemos que as actividades da associação tinham de ser reestruturadas à volta de uma única missão: criar impacto social através da dança e da prática artística.

O início

Uma das primeiras actividades que realizamos foi a Dança na Rua, em abril de 2013, com motivo da comemoração do Dia da Dança, em Setúbal. Este evento, inovador no sentido em que, pela primeira vez o espaço urbano era dinamizado através da dança social, foi organizado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e decorreu no Coreto da Av. Luísa Todi. Nesse mesmo mês lançamos também o Jornal de Danças Sociais Dança Setúbal, que funcionava como um canal de divulgação de todas as actividades organizadas na cidade na área da dança.

Rapidamente começamos a promover eventos semelhantes noutros espaços da cidade, como a Praça do Bocage, o Largo da Ribeira Velha, ou o Parque Urbano de Albarquel, sob a rúbrica de Dança na Rua. Em 2013 passamos também a organizar a iniciativa Dança Café, em parceria com o Café das Artes da Casa da Cultura de Setúbal e o Café Concerto do Fórum Municipal Luisa Todi. Oferecíamos aulas abertas de diferentes ritmos e práticas gratuitas à população. 

No contexto destas actividades lançamos, em outubro de 2013, a iniciativa Clube de Tango de Setúbal, à qual temos dado continuidade até hoje, ajudando a divulgar a dança e a cultura argentina, junto dos setubalenses, com aulas, workshops, espectáculos e milongas na rua e espaços da cidade.

Fomos os primeiros a introduzir esta modalidade em Setúbal, bem como a dinamizar aulas e actividades regulares de Tango. Dentro destas actividades uma das nossas preferidas são os espectáculos “Fado e Tango: de Buenos Aires a Setúbal num abraço fechado”.

 

 

Eventos | Espectáculos de Rua | Envelhecer com Saúde

Em 2014 iniciamos uma parceria com a Casa da Baía para a organização da iniciativa “Café à tarde com Dança”, onde, ao longo de vários anos leccionamos regularmente aulas abertas e organizamos práticas de ritmos como Salsa, Tango, Bachata ou Samba. Nesse mesmo ano produzimos os primeiros eventos: Cubaníssimo – Encontro de Dança e Cultura Cubana e Welcome to New York. Este último resultou de uma parceria com as escolas Estúdio 8 (Lisboa) e Dancenter (Aveiro) e centrou-se na divulgação do Mambo e da cultura latina de Nova Iorque. O primeiro foi dedicado a divulgar a cultura cubana através de sessões de cinema, uma exposição de pintura com artistas locais, aulas e workshops com professores cubanos e um bailes. Era a primeira vez que Setúbal abraçava uma actividade semelhante. Outro dos eventos que também organizamos nesse ano foi o Bachata Spring Break, dando início também à nossa iniciativa Jovens que dançam, um ciclo de workshops promovidos no âmbito do Março, mês da Juventude em Setúbal, em escolas e colectividades da cidade.

Também em 2014 lançamos o programa Envelhecer com Saúde, com a abertura de uma turma de aulas semanais de Dança Senior, na Casa da Cultura de Setúbal. Este programa tem tido continuidade ao longo destes anos todos, em que estendemos a nossa rede de aulas com a abertura de novas turmas em locais como a Universidade Senior de Setúbal, ou o Centro Comunitário de Vanicelos. Actualmente, esta iniciativa é desenvolvida em Setúbal com a designação Dança 55+, em parceria com a Câmara Municipal.

Em 2015 iniciamos as actividades de dança com música ao vivo com a dinamização do evento Noite Cubana, em parceria com a Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Setúbal. Desde esse momento temos organizado sempre um conjunto de espectáculos, tanto em espaços ao ar livre como a Praça do Bocage ou o Auditório José Afonso, como em salas de espectáculos do Fórum Municipal Luisa Todi ou da Capricho Setubalense.

Também neste ano organizamos o Festival Dança das Baías, em parceria com a Casa da Baía de Setúbal. Este evento foi dedicado a divulgar a dança e cultura de países que contam com baías que integram o Club das Mais Belas Baías do mundo, tal como é o caso da Baía de Setúbal.

Em 2016 participamos, a convite da Câmara Municipal, na abertura da iniciativa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016. Fomos convidados também a apresentar os nossos projectos na área da intervenção social a través da dança, pelo segundo ano consecutivo, no International Course on Health Care Issues, organizado pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Uma das novidades deste ano foi o lançamento do evento Salsa Set – Festival de Salsa de Setúbal que, posteriormente, originaria o Setúbal Salsa Experience. No âmbito deste evento organizamos, pela primeira vez, um espectáculo dedicado às danças e música cubana, no Fórum Municipal Luísa Todi.

 

Setúbal Salsa Experience e Tango Meeting

Em 2017 continuamos a produzir diversos eventos e espectáculos de rua como Échale más Salsa ou a Noite cubana. Este foi o ano em que lançamos eventos de maior envergadura como o Setúbal Salsa Experience e o Tango Meeting. Ambos incorporavam um conjunto de actividades como oficinas de dança, espectáculos, bailes, entre outros, à volta da divulgação das culturas de Cuba e Argentina, bem como da promoção de Setúbal como destino turístico e cultural. Em ambos os eventos um dos pontos altos foram os espectáculos no Fórum Municipal Luísa Todi A média luz, com a presença do par internacional Los Totis, e o concerto de Yuvisney Aguilar & Afrocuban Jazz Quartet, com base no disco Piango, piango, posteriormente nomeado aos Grammy Awards. O evento Setúbal Salsa Experience teve a sua segunda edição em 2018. Desta vez o festival contou com um cartaz renovado de artistas internacionais e actividades de dança e lazer ao longo de toda uma semana.

Neste mesmo ano lançamos também a primeira edição do evento Mulheres em Movimento, com o objectivo de promover o empoderamento feminino e celebrar o Dia Internaiconal da Mulher. Organizamos também a iniciativa de Dança Sénior Domingos a Dançar

Já 2019 foi um ano que dedicamos a promover o nosso programa de envelhecimento activo a través da dança Envelhecer com Saúde, com o estabelecimento de um novo protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal e o alargamento da rede de aulas a novos locais em Setúbal e Azeitão. Projecto que continuamos a desenvolver até hoje com a designação Dança 55+.

 

 

Subscreva a nossa Newsletter

fique a par das últimas novidades