Dança Inclusiva

A inclusão pela dança e a promoção dos seus benefícios junto de novos públicos tem estado sempre presente na missão da Associação Oridanza e dos seus fundadores 

Novos públicos para a dança

Desde 2010 colaboramos com projectos como Dança sobre Rodas e com entidades como a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental, através da organização de workshops de dança para os seus utentes e colaboração com eventos como o Festival ExpressArte.

Entre 2014 e 2019 organizamos, anualmente, a Gala de Solidariedade de Danças Sociais “Dança para todos”, um evento de angariação de fundos para apoiar projectos comunitários que utilizam a dança como instrumento terapêutico. No evento participam bailarinos e grupos profissionais e amadores junto a bailarinos e grupos de dança inclusiva de instituições como a APPACDM Setúbal. O espectáculo decorre sempre no Fórum Municipal Luísa Todi.

Os nossos fundadores estão também ligados à promoção da dança em cadeira de rodas em Portugal, tendo integrado a equipa do projecto Dança sobre Rodas. 

Dança sobre Rodas é um projecto lançado a finais de 2010 com o objectivo de implementar e desenvolver a práctica da modalidade Dança Desportiva em Cadeira de Rodas, em Portugal. Portugal foi representado pela primeira vez neste tipo de campeonatos pelo par Nuno e Daniele quando, a 24 de Abril de 2011, conquistaram o quarto lugar no Holland Dansspektakel, em Cujik, Holanda. Nesse mesmo ano obtiveram o quinto lugar no Continents Cup, na Russia, e o primeiro lugar no Dance Festival XII Platja D’Aro, em Espanha, ficando classificados no 6°lugar no “Ranking Mundial 2011” do Comité Paralímpico Internacional (IPC). Em 2012 voltaram a participar no campeonato na Holanda onde ficaram posicionados no segundo lugar, e no campeonato russo, onde obtiveram a medalha de bronze. Em 2012 ocuparam o terceiro lugar do “Ranking Mundial 2012” do IPC.

A Dança Desportiva em Cadeira de Rodas foi trazida a Portugal pela bailarina Daniele Oliveira. Natural de São Salvador de Bahia, reside em Portugal desde 2010. Aos 20 anos sofreu um acidente que a tornou paraplégica. Sempre apaixonada pelo desporto, conheceu os desportos adaptados como o basquete, o atletismo, a natação e a dança desportiva em cadeira de rodas. Ex-bailarina da Companhia de Dança Rodas no Salão (CRS), do Brasil.

Saiba como pode colaborar com este projecto AQUI 

Para mais informações sobre o nosso PROGRAMA DE ACTIVIDADES de dança inclusiva para 2021 VER (a ideia é criar link aqui para uma página com o texto em baixo)

Subscreva a nossa Newsletter

fique a par das últimas novidades