Dança e Saúde Mental
Diversos estudos comprovam o efeito protector da dança no desenvolvimento de perturbações de ansiedade e depressão. Dançar promove o bem-estar físico e mental e ajuda a combater o isolamento social e o sentimento crescente de solidão
Ações de sensibilização para a importância da dança na promoção do bem-estar emocional
A nossa missão centra-se na promoção da dança como ferramenta de intervenção e, no caso da saúde mental, como instrumento terapêutico. Dançar promove o bem-estar físico e mental, a criação de relações entre pessoas, grupos e comunidades. Diversos estudos comprovam que dançar tem um efeito protetor contra o desenvolvimento de perturbações de ansiedade e depressão, mas também que combate o isolamento.
Em diversas ocasiões colaboramos com entidades como o Hospital Distrital de Santarém, na organização de workshops de dança para utentes, técnicos e outros profissionais do Serviço de Psiquiatria. Organizamos também palestras e ações de formação sobre a dança como terapia. Em 2020, durante o confinamento forçado pelo COVID 19, percebemos o impacto positivo que a frequência de aulas e atividades de dança online teve junto dos nossos alunos mais isolados e frágeis. Estes conseguiram ultrapassar momentos de incerteza, depressão e solidão, sentindo-se integrados numa comunidade.
Desde março de 2020 promovemos aulas de dança online. Também realizamos as palestras semanais Isolados, mas não sozinhos: conversas sobre saúde mental, onde falamos dos benefícios da dança para combater o isolamento, para melhorar a nossa saúde física, para combater a depressão e promover o equilíbrio mental.
Para mais informações sobre o nosso PROGRAMA DE ACTIVIDADES de dança e saúde mental para 2021 VER
Subscreva a nossa Newsletter
fique a par das últimas novidades