Envelhecer com Saúde

Um dos movimentos mais importantes no que toca ao tema do envelhecimento nos últimos tempos é o do envelhecimento ativo e aumento da qualidade de vida na terceira idade. Numerosos estudos evidenciam que a práctica regular de danças sociais ajuda a preservar a memória e o equilíbrio, a evitar doenças como o Parkinson ou o Alzheimer, a evitar problemas como o isolamento e a depressão e a promover o bem-estar físico e mental.

Envelhecer com Saúde: envelhecimento activo através da dança

Envelhecer com saúde é um programa de promoção do envelhecimento ativo através da música, da dança e da expressão corporal, onde são lecionadas várias danças sociais como o Merengue, a Salsa, o Chachacha, a Valsa, ou o Tango, mas adaptadas à realidade física e motora destas idades. O programa foi lançado em Abril de 2014, em Setúbal, e tem tido grande adesão por parte da população alvo e familiares. Em Setúbal o programa é implementado pela Associação Oridanza – Cultura em Movimento, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e outras entidades como juntas de freguesia, centros de dia, associações e entidades de prestação de serviços à terceira idade, instituições do ensino superior e especialistas na área da saúde, entre outros. Alguns dos atuais parceiros, para além da autarquia, são, por exemplo, a Universidade Sénior de Setúbal, ou a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, entre outros.

Esta iniciativa engloba as seguintes áreas de actividade:

  • aulas  e eventos de dança sociais adaptados à realidade física e motora dos nossos séniores;
  • criação de um grupo de alunos dedicado a realizar actuações e exibições em escolas, centros de dias, eventos, etc.;
  • realização de estudos de avaliação do impacto que a participação em estas aulas tem no bem-estar físico e emocional dos idosos, bem como no seu estado cognitivo.

Ao longo de seis anos trabalhamos com centenas de séniores e com as suas famílias, ensinando-os a dançar e promovendo uma vida activa, independente e uma maior integração social. Os nossos formadores têm experiência em adaptar o programa e método de ensino a grupos com idades e condições diversas.

Com base nesta experiência concluímos que os resultados mais visíveis da implementação de um programa de dança sénior é:

  • Uma melhoria significativa em termos de conhecimentos de dança adquiridos e valorização desta actividade.
  • Maior confiança, auto-estima e sentimentos de auto-realização.
  • Melhoria no bem-estar físico e psicológico e adopção de hábitos de vida mais saudáveis.
  • Cooperação e trabalho de equipa.
  • Melhoria na comunicação, participação e redução do isolamento social.

Hoje continuamos a leccionar as aulas regulares em Setúbal e Azeitão, onde funcionam cinco turmas, com cerca de 150 alunos, com idades compreendidas  entre os 65 e os 86 anos.

Em paralelo participamos como oradores convidados em palestras e eventos, com o objectivo de divulgar não só o projecto como também o impacto positivo que a dança pode ter como ferramenta de promoção de um envelhecimento activo e participativo. Destacamos a participação no International Course on Health Care Issues, organizado pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal ou as palestras Benefícios da prática de dança na terceira idade e A dança social como ferramenta de inclusão social, que integram, desde 2017, o programa de comemorações do Dia da Dança em Setúbal.

Subscreva a nossa Newsletter

fique a par das últimas novidades